Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ômega 3: o amigo do coração e muito mais!

De acordo com 12.520 artigos científicos falando sobre as propriedades do ômega 3 (presente em espécies como sardinha, salmão, arenque, cavalinha e truta), o ácido graxo além de manter o cérebro saudável é bom também para o coração, previne doenças como cânceres, demência, é bom para a retina, o humor e a concentração; é antidepressivo e ajuda na recuperação de derrames; é ótimo em casos de artrite e doença de Chrohn (que ataca o intestino). O nutriente é tão fantástico que um grupo de médicos estrangeiros liderados por Carol Locke e William Butler, ambos de Harvard, criaram o “Dia da conscientização do consumo de ômega 3“, dia 3 de março.

Ômega 3 e seus benefícios junto com a vitamina E num informativo da UNI/Unicamp.


Alimentação balanceada é de fundamental importância na prevenção e no tratamento de doenças. Por isso, existem várias pesquisas mostrando os efeitos benéficos que os alimentos trazem para o ser humano. 

O ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração, cujos benefícios vem sendo pesquisados desde a década de 70, e hoje já são fatos confirmados. Ômega 3 é um tipo de gordura encontrada em peixes marinhos (salmão, arenque, bacalhau, etc.), e em menores concentrações na soja, castanha e óleo de canola. Essa gordura não é produzida pelo organismo humano portanto, deve ser fornecida através da alimentação.

O consumo freqüente de alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, e também a pressão arterial. Além disso, o ômega 3 possui efeito anti-inflamatório. 

Porém, tudo que é demais faz mal. E o ômega 3 é um óleo com alto poder de oxidação, ou seja, pode contribuir na formação de substâncias prejudiciais ao organismo. Portanto, seu consumo deve ser associado à vitamina E, que tem função anti-oxidante, e é encontrada nos óleos de milho, de girassol, no espinafre, e em cereais integrais. O consumo de ômega 3 e vitamina E, em quantidades devidamente balanceadas, está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Mais benefícios comprovados do ômega 3:
·         boa concentração;
·         boa memória;
·         motivação;
·         boas habilidades motoras;
·         boa velocidade de reação;
·         neutralização do stress;

Nosso ômega 3 é 100% natural – óleo de peixe com Vitamina E e não tem gosto residual). Conheça a empresa Nutrilite líder mundial clicando aqui






ÔMEGA 3 com Vitamina E
90 CÁPSULAS – tomar 1 ao dia - R$ 63,90
Óleo de peixes e Vitamina E em Cápsulas
Fórmula exclusiva que combina óleo de peixes ricos em Omega 3, vitamina E, além das gorduras monoinsaturadas. Contém EPA e DHA, óleos essenciais que auxiliam na a manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associados a uma dieta balanceada e exercícios físicos. A vitamina E oferece proteção antioxidante ao organismo, e as gorduras monoinsaturadas oferecem um suplemento mais adequado e eficaz para o bom funcionamento organismo. NÃO CONTÉM GLÚTEN


OUTROS ESTUDOS
 

Uma pesquisa, também desenvolvida na Universidade de Navarra com 324 pessoas obesas, revela que o consumo regular de salmão é capaz de reduzir a pressão arterial. "O ômega-3 parece relaxar as células musculares nas paredes das artérias", explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Daí o sangue passa por ali com maior facilidade, evitando a compressão dos vasos. 
Outras propriedades do ácido graxo já são conhecidas de longa data. Uma das mais importantes é seu potencial de minimizar a ação de substâncias inflamatórias não somente no hipotálamo como em várias regiões do corpo. "Por esse motivo, ele é benéfico para pacientes que sofrem de asma, problemas cardiovasculares e intestinais, como a colite", enumera Elisabeth Wazlawik. 
Além disso, o ácido graxo favoreceria a regulação do sistema imunológico. "Acreditamos que ele tenha um papel na prevenção e no controle de doenças autoimunes, aquelas em que, devido a um descompasso, as células de defesa passam a atacar tecidos do próprio corpo", diz Cukier. É o caso da artrite reumatoide, cujos alvos são as articulações, e da psoríase, que agride a pele. 
Ao que tudo indica, outras áreas do cérebro integram o rol dos protegidos pelo ômega-3. "Há dados que evidenciam a participação do óleo na produção de novos neurônios", afirma o neurologista Cícero Galli Coimbra. "Portanto, é bem-vindo nos casos de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer"  "Ainda não sabemos o porquê, mas a gordura também ajudaria a espantar a depressão". 
E, para finalizar essa lista extensa, não podemos deixar de citar que estudos recentes relacionam a ingestão do ômega à prevenção da osteoporose. A substância conseguiria inibir células associadas à perda de massa óssea. Estamos falando de mais de uma dezena de benefícios condensados em três simples porções semanais de filés de peixe — muito saborosos, diga-se — ou 4 colheres de sopa de linhaça por dia.

Nenhum comentário: